Gestão de Ordens de Serviço (OS) de Ativos

Rastreabilidade e Digitalização de Processos

Gestão de Ordens de Serviço (OS) de Ativos

A gestão de ordens de serviço (OS) de manutenção de ativos, quando bem estruturada, garante controle, rastreabilidade e apuração precisa de custos.

1. Abertura da Ordem de Serviço (OS)

a) Manual

  • Realizada por um técnico, operador ou gestor ao identificar uma necessidade de manutenção.
  • A OS é registrada no sistema com:
    • Código do ativo (lido via RFID ou TAG Ótica),
    • Tipo de manutenção (corretiva, preventiva, preditiva),
    • Descrição automática da anomalia ou solicitação,
    • Prioridade e criticidade,
    • Localização atual do ativo.

b) Automática via Telemetria / IoT

  • Equipamentos com sensores embarcados disparam alertas automáticos com base em:
    • Horímetro atingido,
    • Vibração fora do padrão,
    • Temperatura anormal,
    • Falha detectada.
  • O sistema gera automaticamente a OS com dados técnicos, timestamp e localização do evento.

2. Classificação e Triagem Maual ou por IA (Inteligência Artificial)

  • O sistema ou um analista técnico:
    • Valida o tipo e criticidade da OS,
    • Define se a execução será interna ou externa,
    • Verifica requisitos necessários,
    • Elenca fornecedores externos por QoS ou outros critérios definidos por regras de negócio,
    • Encaminha para o responsável pela aprovação ou realiza a aprovação automática,
    • Avalia e estima custo por histórico e projeção IA,
    • Acompanha a SLA de execução,
    • Recebe e valida documentações (certificados, documentos fiscais, etc.),
    • Encaminha para o responsável pela aprovação e realização de pagamento ou realiza a aprovação automática,

3. Fluxo de Aprovação

  • A OS passa por aprovação, considerando:
    • Contratos vigentes (se manutenção é coberta por terceiros),
    • Competência de contratos e fornecedores qualificados por QoS,
    • Disponibilidade de recursos,
    • Política de orçamento ou SLA do ativo.

Aprovações podem envolver:

  • Gestor de manutenção,
  • Controle de ativos/patrimônio,
  • Gestor de Contratos,
  • Suprimentos (se exige compra de peças).

4. Planejamento e Alocação de Recursos

Após aprovação, são alocados:

a) Recursos Humanos

  • Técnicos qualificados por tipo de ativo (com base no cadastro),
  • Terceiros, se manutenção for externa.

b) Materiais e Peças

  • Retirados do estoque ou requisitados (controle por RFID, código Ótico).

c) Ferramentas e Equipamentos de Apoio

  • Alocação de instrumentos calibrados, elevadores, EPI, etc.

d) Tempo

  • Estimativa de tempo padrão de execução baseado em histórico ou IA,
  • Prazo para início e fim da OS.

Todos os recursos são registrados na OS para posterior contabilização de custo.

5. Execução da Manutenção

  • Técnico inicia a OS com login no Ledcorp ou leitura da TAG RFID.
  • Ações executadas são apontadas digitalmente:
    • Tarefas realizadas (checklist),
    • Medições,
    • Acesso à documentações e vídeos,
    • Troca de componentes,
    • Fotos ou vídeos da intervenção.

Durante a execução, o sistema pode:

  • Registrar tempo efetivo do técnico e sua localização,
  • Controlar uso de peças e materiais,
  • Atualizar os dados de telemetria (horímetro, temperatura, etc.) do equipamento.

6. Encerramento e Apontamento Final

  • Após a finalização, a OS é encerrada com:
    • Descrição do serviço realizado,
    • Recursos utilizados,
    • Tempo real da execução,
    • Avaliação da causa da falha (opcional),
    • Atualização do histórico do ativo.

7. Cálculo de Custo de Manutenção

A partir das OSs encerradas, o sistema contabiliza:

ComponenteFonte de Dados
Mão de ObraTempo apontado x custo/hora do técnico
MateriaisValor das peças consumidas no estoque
TerceirosValor do contrato associado ou OS externa
Parada OperacionalTempo parado x custo da indisponibilidade (opcional)

Esses dados alimentam o custo total por ativo, por tipo de manutenção e por centro de custo.

8. Integrações e Indicadores

  • Integração com ERP (financeiro, suprimentos e patrimônio),
  • Integração com Módulos de Almoxarifado Ledcorp, IA – Inteligência Artificial, entre outros.
  • Geração de indicadores:
    • MTTR (Tempo Médio de Reparo),
    • MTBF (Tempo Médio Entre Falhas),
    • Custo por ativo,
    • % de manutenções corretivas x preventivas.